SECÇÃO DE AUTOMÓVEIS ANTIGOS
Certificação De Veículo De Interesse Histórico
A Secção De Automóveis Antigos promove certificação de automóveis antigos em parceria com o ACP Clássicos, entidade reconhecida oficialmente na Certificação de Veículos de Interesse Histórico.
A certificação tem por base:
O certificado atesta a qualidade como veículo histórico e permite o reconhecimento do mesmo como clássico em caso de conflito, nomeadamente junto das seguradoras.
Quais as principais vantagens ao certificar o seu clássico?
- Reconhecimento como veículo histórico que atesta o mesmo como clássico em caso de conflito, nomeadamente junto das seguradoras.
- Clássicos certificados como veículo de interesse histórico e com mais de 30 anos estão isentos de IPO (Inspeção Periódica Obrigatória).
- Clássicos certificados e com primeira matrícula portuguesa ou de um país da EU com mais de 30 anos estão isentos do pagamento de IUC.
Quais os pontos a verificar durante as certificações?
- Documentação - Só pode ser considerado veículo antigo aquele que tiver atingido a idade permitida no código FIVA técnico em vigor, antes do primeiro dia do ano em curso, tendo que estar registado em nome do sócio ou do candidato a sócio. Todas as características e números do livrete deverão condizer com as do veículo.
- Carroçaria - Não deverá ter alterações. Deverá estar bem cuidada, sem pontos de ferrugem ou amolgadelas. A pintura, cromados, borrachas e vidros deverão estar em bom estado, sem riscos e de cor uniforme.
- Capota - Nos veículos transformáveis, as capotas deverão estar perfeitamente funcionais, sem apresentar rasgões ou qualquer outro tipo de deterioração.
- Estofos - Os estofos e interiores forrados deverão estar em bom estado de conservação, sem rasgões e com materiais de acordo com o modelo.
- Instrumentos - deverão ser originais, em bom estado de funcionamento e de conservação (limpeza interior).
- Limpa vidros - Todo o sistema deverá estar em perfeito estado de funcionamento e as escovas com capacidade de remoção da água dos vidros.
- Iluminação - Os faróis e farolins deverão ser da época do veículo, de marca adequada, em perfeito estado de funcionamento e iguais entre si quando em pares. No caso dos veículos mais antigos, poderão ser montados “piscas” suplementares, desde que não danifiquem a estrutura do veículo.
- Chassis - deverá apresentar-se limpo e bem conservado.
- Suspensão - deverá funcionar corretamente e ser original.
- Rodados - Poderão ser montadas jantes especiais, desde que sejam da época (exemplo: jantes Minilite). As jantes deverão estar em boas condições, com os respetivos tampões, quando for o caso. Os pneus deverão estar de acordo com a medida dos documentos e ser iguais entre si, em termos de medida e marca.
- Direção - deverá ser o original ou extra de época e não poderão existir folgas.
- Travões - deverão estar em perfeito estado de funcionamento e eficiência.
- Motor - deverá estar em boas condições, limpo, sem fugas de óleo, sem ruídos excessivos e sem emissões de fumo exageradas.
- Sistema de combustível - deverá ser o original.
- Transmissão - deverá apresentar-se limpa, lubrificada e bem conservada.
- Sistema elétrico - deverá ser o original.
- Diversos - todos os extras inseridos na viatura, como rádios, faróis suplementares, antenas e outros deverão ser de época.
Qual a validade da certificação?
Ano de Fabrico | Validade
Até 1918 10 Anos
De 1919 a 1945 8 Anos
De 1946 a 1959 6 Anos
De 1960 até 30 Anos 4 Anos
Qual o valor da certificação?
Cada certificação tem o custo unitário de 70.00 Eur
Como faço a marcação da certificação do meu clássico?
Entre em contacto com o secretariado do clube através dos seguintes contactos:
Telefone: 239 40 30 90
Email: classicos@cacsport.pt | geral@cacsport.pt
Quais os dados necessários para a marcação?
Nome
Número Sócio
Email
Marca do veículo
Modelo
Ano
Matrícula
Cópia do Documento Unico Automóvel