cabecalho_cac_07
APOIOS INSTITUCIONAIS

   

   



 

 

SECÇÕES DO CAC

                           

 

 

 

HISTÓRIA

 


Desde 1966, o Clube Automóvel do Centro vem realizando variadíssimas manifestações de desporto motorizado, destacando-se entre muitas outras e, integradas nos respectivos Campeonatos Nacionais, o Rali Rainha Santa, Rali Beira Serra, Rali Internacional Figueira da Foz e os Ralis Cidade de Coimbra, Oliveira do Hospital, Vila Nova de Poiares, Mangualde, Satão, Góis, Miranda do Corvo – Penela, estes integrados no Campeonato Nacional de Iniciados.
Organizou também diversos circuitos de Karting nas cidades da Figueira da Foz, Coimbra e Cantanhede, inúmeras provas de Perícia nos locais mais diversos do centro do país, as Rampas da Lousã e da Serra da Boa Viagem, os Circuitos de Pop-Cross de Viseu e Coimbra, bem como, o Rali Beira Serra para Automóveis Antigos, realizado de forma ininterrupta há já 20 anos e que, por direito próprio, se assume como uma das melhores organizações nacionais na especialidade.
Tem ainda o Clube Automóvel do Centro alargado a sua intervenção a diversas áreas culturais e recreativas, emprestando o seu know-how a diversos clubes congéneres nacionais, como por exemplo, o Automóvel Clube de Portugal "Rallye TAP", a diversos organismos autárquicos e de solidariedade social, patrocinando a realização de outras diferentes manifestações entre as quais se contam Salões de Fotografia, Exposição de Miniaturas e realização de Cursos para Controladores e Navegadores.
Através dos seus órgãos próprios, tem estado representado ao nível da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, participando em inúmeras provas desportivas nacionais e internacionais.
Em resultado do elevado número de associados, possuidores e conhecedores da velha glória do automobilismo, criou uma Secção de Automóveis Antigos, dotada de órgãos próprios e especializados.
Pela primeira vez em Portugal (1997) e por pressão do ,numa óptica de oficicializar a competição das provas denominadas "provas piratas", organizou o Troféu Regional de Rallyes - Centro, para viaturas sem homologação. Refira-se que em 1998 já houve outro troféu, este do sul e que, em 1999 e 2000, o número de Troféus Regionais passou a ser de quatro: Norte, Centro, Oeste e Sul, reforçando assim o êxito obtido pelo CAC.
Alicerçado na sólida experiência que lhe advêm do passado desportivo, e consciente que se torna necessário evoluir, na busca da máxima perfeição, é pelo descrito que se propõe realizar as prova que se apresentarem, submetidas à máxima qualidade e inserindo-as no movimento de franca expansão, dos desportos motorizados e particularmente dos ralis.

Foram Sócios Fundadores - 1966
Américo Borges Batista, António Amaral Costa, António Miranda Veloso, António Morais Duarte Ferreira, António Rocha Pita, Armando Augusto Pereira, Armando R. Carvalho, Carlos Vasco Assunção David, Fernando Sousa Nogueira, Filipino Silva Martins, Joaquim Correia Oliveira, Joaquim Moura Relvas.

1ª Direcção do CAC

Assembleia Geral
Joaquim Moura Relvas
Armando R. Carvalho
Viriato Rodrigues Namora
António Rocha Pita

Direcção
Rui Carvalho C. Pita
José Manuel Brinca Esteves
José André Batista
Armamdo Augusto Pereira
Filipino Silva Martins
Raúl Gomes Rodrigues
Fernando Sousa Nogueira
Manuel Gomes Soares

Conselho Fiscal
António Miranda Veloso
Carlos Vasco Assunção David
Joaquim Correia Oliveira

PATROCINADORES